Milagres e Penaforte entre as cidades com alta infestação de Aedes aegypti

Dois municípios do Cariri Leste, Milagres e Penaforte, estão entre os 41 que possuem maior infestação por Aedes aegypti. A informação está no 1º Levantamentos Rápidos de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) de 2017 divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa/CE). O documento apontou que 88% dos municípios enquadram-se nos critérios para realização do LIRAa.

Os maiores Índices de Infestação Predial (IIP), contudo, foram encontrados nos municípios de Capistrano (20,3), Canindé (17,5), Baturité (14,3), Farias Brito (13,4) e Aracoiaba (11,5).

O levantamento é um método amostral que monitora a densidade de formas imaturas (larvas e pupas) por meio de pesquisa realizada na visita domiciliar do Agente de Combate às Endemias.

De acordo ainda com a Secretaria de Saúde, os depósitos localizados ao nível do solo tais como cisterna, tambor, tanque, foram os que predominaram com infestação pelo mosquito responsável pelas doenças como a dengue, chikungunya e zyca.


Comentários