Educação brasileira: professores não conseguem cumprir conteúdo

É comum um governante afirmar que a educação é a prioridade em seu mandato. Em muitos casos não passa de falácia, uma forma de tentar passar a população um objetivo que, na prática, não se evidencia. Claro que falamos em linhas gerais, mas quando temos acesso a dados como os divulgados recentemente com relação a Prova Brasil 2015 (aplicado a diretores, alunos e professores do 5º e do 9º anos do ensino fundamental de todo o País), até parece ser uma regra sem exceção.

A Agência Brasil divulgou que (vejam só!), metade dos professores do ensino fundamental (51%) conseguiu desenvolver pelo menos 80% do conteúdo previsto para o ano. Na outra ponta, 11% concluíram menos de 60% daquilo que deveria ter sido ensinado aos alunos. Ou seja, nossos alunos concluiram o ano letivo sem terem acesso ao conteúdo integral programado.

Quando considerados apenas os professores do 9º ano, menos da metade (45%) desenvolveu pelo menos 80% do conteúdo previsto para as turmas que fizeram a Prova Brasil em 2015. Já entre os professores do 5º ano, a porcentagem chega a 55%. A questão foi respondida por mais de 262 mil professores.A maioria dos professores (91%) disse ainda que gasta até 20% do tempo da aula com tarefas administrativas, como fazer a chamada ou preencher formulários. Outros 20% da aula são gastos para manter a ordem e a disciplina em sala de aula para 70% dos professores.

E assim caminha a educação...


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