Conta outra, Rodrigo Maia! Essa não teve graça nenhuma!

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)  (Foto: André Dusek/Estadão)
A piada do dia foi pronunciada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para ele, uma eventual cassação do mandato do presidente Michel Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai trazer “instabilidade” para o País. “É óbvio que, se um tribunal cassar o mandato de um presidente, isso gera instabilidade”, soltou ele.

A vontade que tenho de gargalhar é tamanha! Então, quando os congressistas, entre eles o próprio presidente da Câmara, orquestraram o processo que levou ao impedimento de Dilma, eleita democraticamente pela maioria da população, não gerou instabilidade no país!? Somente teremos instabilidade se Temer for cassado pelo órgão, o qual tem total respaldo jurídico para tal, assim como o Congresso teve para tirar a presidenta do cargo?

É evidente que o jogo de interesses fala mais alto. Se a Dilma não tinha popularidade, o Temer também não tem. Se a Dilma foi conivente com a corrupção, o próprio Temer, em pessoa, está envolvido em propina. Se Dilma utilizou de mecanismos ilegais em sua campanha, o Temer era seu vice. Se o Brasil teve que suportar a saída de uma presidente eleita pelo povo, suporta também a saída do vice, eleito por voto popular, mas colocado no poder pelo Congresso.

Não vejo instabilidade alguma. A lamentar apenas que, com a cassação de Temer, uma eleição indireta nos espera em que parlamentares, do naipe de Rodrigo Maia, terão poderes para eleger quem eles quiserem para fechar o período do mandato que era de Dilma.

Mas, já diz o ditado popular: dos males o menor. Ou, antes tarde do que nunca! 


Comentários